Projeto financiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro certifica mulheres em costura industrial de uniformes
As participantes do projeto celebraram a certificação em “Técnicas de Costura Industrial em Uniformes Profissionais”, curso realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI).
O Projeto Estilo Barcarena é financiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro desde 2023 e é uma iniciativa voltada para a ampliação da renda e o reconhecimento das mulheres como uma força produtiva no setor de costura e confecção, em Barcarena.
No último dia 16, as participantes do projeto celebraram a certificação em “Técnicas de Costura Industrial em Uniformes Profissionais”, curso realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI).

Durante a cerimônia, realizada na sede da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), as costureiras desfilaram com os uniformes produzidos no curso, além de outros produtos como ecobags e porta-garrafas. "Eu aprendi muito, não sabia como costurar uniforme. Essa técnica nos capacitou para estar hoje aqui e mostrar essas peças que foram feitas por nós. Quando a gente vem receber um certificado, nos tornamos conhecedoras do nosso aprendizado”, comemora a costureira, Orgarina Ferreira.

Outro marco importante para a autonomia e o crescimento profissional das participantes é a criação da Cooperativa de Trabalho e Serviços de Confecção e Costura Estilo Barcarena. No dia 22 de janeiro, a Assembleia Geral Extraordinária de Constituição formalizou da entidade, com a leitura e aprovação unanime do estatuto pelas costureiras.
Na assembleia também ocorreu a posse das integrantes do Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e suplentes. “A assembleia marca o início de um novo ciclo, transformando nossos sonhos em realidade”, destaca Regiane Pena, presidente da cooperativa.
As costureiras avançam para uma nova etapa com mentorias e consultorias especializadas em gestão cooperativa e produção para a sustentabilidade do negócio a longo prazo, ampliando oportunidades de geração de renda.
Com informações e fotos de Ynara Ferreira/Comunicação IBS