Projeto incentivado pelo Fundo Hydro reforça o empreendedorismo e a liderança feminina

O projeto Arte do Saber, que é financiado pelo Fundo Hydro e executado pela Naturart (Associação Agroextrativista PAE e Habitação Natureza e Arte do Município de Barcarena) teve uma importante participação do 2º Encontro de Liderança Feminina B&A da Rede de Mulheres na Hydro Alunorte, realizado do último dia 12.  



As artesãs do projeto receberam a missão de fornecer peças de biojoias produzidas por elas para compor os brindes entregues para as participantes do evento. Atualmente, o projeto reúne 46 mulheres artesãs. Além de incentivar o comércio para as comunidades, a encomenda reforçou o papel da mulher empreendedora e criativa. O pedido rendeu cerca de R$ 5 mil em volume de vendas para as empreendedoras.



A coordenadora de empreendedorismo e artesã da Naturart, Esmeralda Cardoso, considerou a encomenda muita significativa para as artesãs. “Receber esse pedido dos nossos produtos pela Hydro foi importante não apenas pela questão financeira, já que foi um valor considerável de vendas, mas, principalmente, por reforçar nossa autonomia e valorizar o nosso trabalho. Isso incentiva a sempre estarmos produzindo para atender pedidos importante com esse da Hydro”, destaca Esmeralda.    

Foram dois dias de aprendizados e trocas de experiências,
onde os participantes do Tipitix saíram de Barcarena direto para a Ilha de
Cotijuba, onde conheceram o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB). Na
Associação, eles vivenciaram a colheita do tucumã e da priprioca, matérias-primas
fornecidas para grandes empresas no ramo de cosméticos, a produção de biojóias,
papel artesanal, viveiro de mudas e aprenderam sobre a logística empregada
nestas atividades, fundamental para a sustentabilidade do ecoturismo. Uma roda
de conversa e apresentação de carimbó finalizaram o primeiro dia de atividades.
noticias imagem

Veja também