Evento voltado para juventude de Barcarena é realizado com apoio das empresas Hydro/Albras e Fundo Hydro

Cerca de 100 jovens de diferentes bairros de Barcarena, participaram de um dia de diálogos, trocas de saberes e fortalecimento do protagonismo juvenil, no dia 09 de agosto, no Cabana Clube. 
Foi a segunda edição do evento “Partiu! Juventude, Cultura e Trabalho”, realizado pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) e pelo Rede Todos pelo Trabalho (TpT), mantidos com apoio do Fundo Hydro e Hydro/Albras, respectivamente.
Durante o dia, a Rede TpT promoveu oficinas de diversas temáticas como meio ambiente, diversidade, inclusão, empregabilidade, inteligência artificial, esportes, cultura, habilidades socioemocionais e orientação vocacional. Ao final da oficina de orientação vocacional, foram sorteadas 30 vagas para testes vocacionais que ocorreram no dia 23 de agosto. 
Ao final de toda a programação, os jovens construíram coletivamente a Carta da Juventude, documento que expressa demandas, sonhos e compromissos da juventude local. A Carta da Juventude será entregue ao Conselho das Cidades, à Secretaria Municipal de Planejamento e ao Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), servindo como referência para ações conjuntas da IBS e da Rede Todos pelo Trabalho, fortalecendo a articulação entre juventude, organizações e poder público.
Também foi definido que os jovens participantes do Partiu! serão convidados a se engajar na IBS por meio do Encontro de Novos Engajamentos, proporcionando oportunidades de participação ativa, construção de projetos e inserção nas ações e comissões da iniciativa.
O evento também contou com apresentações culturais como a batalha de rimas e Carimbó do Grupo Raízes N’Ativa, além de conversas espontâneas mediadas pela Rádio Partiu!


Veja aqui a galeria de imagens do evento.


 

Foram dois dias de aprendizados e trocas de experiências,
onde os participantes do Tipitix saíram de Barcarena direto para a Ilha de
Cotijuba, onde conheceram o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB). Na
Associação, eles vivenciaram a colheita do tucumã e da priprioca, matérias-primas
fornecidas para grandes empresas no ramo de cosméticos, a produção de biojóias,
papel artesanal, viveiro de mudas e aprenderam sobre a logística empregada
nestas atividades, fundamental para a sustentabilidade do ecoturismo. Uma roda
de conversa e apresentação de carimbó finalizaram o primeiro dia de atividades.
noticias imagem

Veja também