Projetos financiados pelo Fundo Hydro avaliam positivamente participação na Semana do Clima da Amazônia
A primeira edição da Semana do Clima da Amazônia, realizada de 14 a 18 de julho, reuniu lideranças empresariais, especialistas, representantes da sociedade civil e formuladores de políticas públicas e grandes debates sobre o papel da Amazônia na agenda climática global. O Fundo Hydro, por meio de projetos e parceiros, esteve presente em vários pontos da programação geral do evento.
Ao longo do primeiro dia oficial da Semana, na Estação das Docas, seis projetos financiados pelo Fundo Hydro apresentaram suas produções na Feira de Bioeconomia. Além de exporem e comercializarem seus diversos produtos, as iniciativas puderam fazer novas conexões, falar sobre seus processos produtivos e divulgar experiências.
“Foi um dia de ótimas vendas, trocas de saberes com um público participativo e a estrutura e espaços para exposição oferecidos pela Hydro ficaram ótimos, pensados com planejamento e boa visibilidade”, avaliou a representante da Associação Naturart, Esmeraldo Cardoso, que expôs biojóias produzidas, por mulheres artesãs, em Barcarena.
Participaram, também, da Feira, as inciativas Tipitix, com chocolates da marca Vovó Bel, farinha de tapioca, molhos de pimentas e geleias, doces e cobertura de frutas regionais; Estilo Barcarena, com ecobags, nécessaires e porta-bijuterias; Abelhas e Flores, com mel de abelha, extrato de própolis, sabonetes artesanais, mudas de plantas e ornamentais e cachaças saborizadas com frutos regionais; Turismo de Base Comunitária, com chocolates, amêndoas e produtos artesanais produzidos pelas marcas Chocolate Arauaia e o coletivo Mulheres de Fibra; além da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), com uma participação estratégica sobre a sua atuação no território de Barcarena.
Painéis - Na manhã do dia 18, outros parceiros do Fundo Hydro participaram da mesa de debate com grupos estratégicos de empresas e comunidades com o tema “Parcerias Privadas-Comunitárias para o Desenvolvimento Territorial”. Participaram Melissa Wilm, do Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA); Lucimar Souza, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); Hilário Moraes, da MALUNGU – Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará; e cerca de 20 representantes das comissões da IBS, “A IBS, junto com o Fundo Hydro, veio trazer fortalecimento da sociedade civil junto a empresas e poder público e hoje temos mais de 30 projetos fruto dessa parceria com a Hydro”, relatou a representante da IBS, Gracilene Barreto.
Projetos que são executados pelo Fundo em parceria com o Instituto Peabiru – Tipitix e Turismo de Base Comunitária – também foram convidados para participar do painel “Raízes da resistência: fortalecendo a resiliência, territorial na Amazônia através da agricultura familiar e do turismo comunitário”, no dia 18 de julho, no Instituto Tecnológico Vale. “Hoje eu tenho condições de produzir da forma como eu sempre quis a partir desse apoio do Fundo e da Hydro e dessa rede de apoio de instituições voltadas a agricultura familiar”, relatou a proprietária da marca Geleias Açucena que faz parte do Tipitix, Natalina Coutinho.
