Membros da IBS foram escolhidos entre os delegados que representarão Barcarena na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

No dia 12 de dezembro, das 8h às 17h, a Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) marcou presença na 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento reuniu representantes da sociedade civil, organizações ambientais, poder público e outros setores interessados no fortalecimento da governança e da educação ambiental em Barcarena.


A IBS participou com 24 integrantes, que estiveram ativos nas discussões ao longo do dia. Os participantes foram divididos em grupos de diálogo para debater e propor ações práticas voltadas à transformação ecológica, com ênfase em governança participativa e na implementação de programas de educação ambiental para a comunidade local.


Entre os destaques do evento, ocorreu a eleição dos delegados que representarão Barcarena na Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para os próximos meses. Entre os delegados escolhidos pela sociedade civil, três titulares e um suplente são integrantes da IBS. A Conferência Estadual segue as diretrizes da Portaria MMA nº 1.079/2024, que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, e representa uma grande oportunidade para definir ações locais em prol do clima e da sustentabilidade em Barcarena.


O evento também contou com palestras que ofereceram subsídios para a elaboração de propostas e ações que serão apresentadas na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. Durante as discussões, foram abordados os seguintes eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, e Governança e Educação Ambiental.


Fonte: www.barcarenasustentavel.org 

Foram dois dias de aprendizados e trocas de experiências,
onde os participantes do Tipitix saíram de Barcarena direto para a Ilha de
Cotijuba, onde conheceram o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB). Na
Associação, eles vivenciaram a colheita do tucumã e da priprioca, matérias-primas
fornecidas para grandes empresas no ramo de cosméticos, a produção de biojóias,
papel artesanal, viveiro de mudas e aprenderam sobre a logística empregada
nestas atividades, fundamental para a sustentabilidade do ecoturismo. Uma roda
de conversa e apresentação de carimbó finalizaram o primeiro dia de atividades.
noticias imagem

Veja também