Membros da IBS foram escolhidos entre os delegados que representarão Barcarena na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente
09 JAN 2025

Membros da IBS foram escolhidos entre os delegados que representarão Barcarena na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

Entre os delegados escolhidos pela sociedade civil, três titulares e um suplente são integrantes da IBS. A Conferência Estadual segue as diretrizes da Portaria MMA nº 1.079/2024, que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, e representa uma grande oportunidade para definir ações locais em prol do clima e da sustentabilidade em Barcarena.

No dia 12 de dezembro, das 8h às 17h, a Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) marcou presença na 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento reuniu representantes da sociedade civil, organizações ambientais, poder público e outros setores interessados no fortalecimento da governança e da educação ambiental em Barcarena.


A IBS participou com 24 integrantes, que estiveram ativos nas discussões ao longo do dia. Os participantes foram divididos em grupos de diálogo para debater e propor ações práticas voltadas à transformação ecológica, com ênfase em governança participativa e na implementação de programas de educação ambiental para a comunidade local.


Entre os destaques do evento, ocorreu a eleição dos delegados que representarão Barcarena na Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para os próximos meses. Entre os delegados escolhidos pela sociedade civil, três titulares e um suplente são integrantes da IBS. A Conferência Estadual segue as diretrizes da Portaria MMA nº 1.079/2024, que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, e representa uma grande oportunidade para definir ações locais em prol do clima e da sustentabilidade em Barcarena.


O evento também contou com palestras que ofereceram subsídios para a elaboração de propostas e ações que serão apresentadas na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. Durante as discussões, foram abordados os seguintes eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, e Governança e Educação Ambiental.


Fonte: www.barcarenasustentavel.org