Parceiros do Fundo de Sustentabilidade Hydro visitam Barcarena

Equipes da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), parceiros do Fundo de Sustentabilidade Hydro, estiveram na Casa IBS (Iniciativa Barcarena Sustentável) e na Unidade de Beneficiamento do Projeto Tipitix, presencialmente. Na visita, o grupo conheceu o espaço colaborativo e de discussões que envolve as comunidades, as organizações civis, o poder público, as instituições de ensino e pesquisa de Barcarena na Casa IBS.

Camile Lisboa e Amanda Araújo, da PPA e Patricia Benthien e Catherine Hamlin, da USAID, também puderam conhecer os produtos do Projeto Tipitix, na sua Unidade de Beneficiamento, onde entenderam o processo de produção e conversaram com Dona Natalina, das geléias Açucena, que ressaltou a mudança de vida de toda a comunidade devido ao projeto, pelo giro da economia proporcionado.

Para Amanda Araújo, analista da PPA, o empoderamento e pertencimento que a IBS proporciona às comunidades. “Dentro da IBS temos pessoas de Barcarena que conversam com a realidade e fazem as coisas acontecerem, quero parabenizar em nome da PPA pelo andamento da IBS e Conexões Sustentáveis”, afirma. A agenda ocorreu na oportunidade da participação no Encontro de Projetos do Conexões Sustentáveis, programa apoiado pela PPA e USAID, onde os 15 projetos aprovados pelo edital tiveram um momento de apresentação e integração entre si.

Saiba mais sobre os projetos em:

fundosustentabilidadehydro.org
barcarenasustentavel.org/conexoes-sustentaveis
tipitix.com.br

Foram dois dias de aprendizados e trocas de experiências,
onde os participantes do Tipitix saíram de Barcarena direto para a Ilha de
Cotijuba, onde conheceram o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB). Na
Associação, eles vivenciaram a colheita do tucumã e da priprioca, matérias-primas
fornecidas para grandes empresas no ramo de cosméticos, a produção de biojóias,
papel artesanal, viveiro de mudas e aprenderam sobre a logística empregada
nestas atividades, fundamental para a sustentabilidade do ecoturismo. Uma roda
de conversa e apresentação de carimbó finalizaram o primeiro dia de atividades.
noticias imagem

Veja também