Fundo Hydro promove ativações culturais gratuitas na Freezone Cultural Action  

No domo Amazônia Lounge, oferecido por Hydro e Albras, na Freezone Cultural Action (Praça da Bandeira – Rua João Diogo, 316 – Campina) estão disponíveis as exposições "Um olhar Turiwara sobre si", uma exposição fotográfica que traz a perspectiva única das próprias comunidades indígenas de Tomé-Açu e “Biodiversidade em Retratos”, que reúne um acervo biológico de espécies estudadas em áreas de restauração florestal e monitoramento da fauna.


As ações, que podem ser acessadas todos os dias, das 15h às 21h, até 21 de novembro, demonstram na prática o resultado de programas apoiados pelo Fundo Hydro, mecanismo financeiro mantido por Hydro, Albras e mais recentemente, Mineração Paragominas, que desde sua criação, em 2019, já investiu cerca de R$ 60 milhões de reais em mais de 50 projetos e 51 parcerias.


“A Hydro tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, e para isso apoia projetos sociais por meio do Fundo Hydro. Esses projetos têm as comunidades como protagonistas, desde a sua concepção à execução, e focam em reduzir desigualdades, gerar renda e emprego, promover a cultura de base comunitária e preservar o meio ambiente”, destaca Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo Hydro e vice-presidente sênior de Sustentabilidade na Hydro.


Confira as ações abertas ao público:


Exposição fotográfica: "Um olhar Turiwara sobre si”


A exposição fotográfica "Um olhar Turiwara sobre si" traz a perspectiva única das próprias comunidades indígenas de Tomé-Açu, que produziram as imagens após uma oficina de fotografia. A mostra é um testemunho visual da identidade, cultura e tradições desses povos, documentando a memória que antes era predominantemente oral e fortalecendo o senso de pertencimento.
A oficina foi promovida pelo Fundo Hydro no âmbito do projeto Memória e Identidade. Na ação, os indígenas de Tomé-Açu receberam capacitação técnica com renomado profissional da área e foram incentivados a divulgarem seu patrimônio cultural e natural por meio de fotografias feitas por eles em suas aldeias.


Horários de funcionamento: todos os dias de semana, das 15h às 21h; e no final de semana das 9h às 21h, até 21 de novembro.


Exposição “Biodiversidade em retratos”


A exposição “Biodiversidade em Retratos”, promovida pelo Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil–Noruega (BRC), convida o público a uma imersão na ciência e na biodiversidade amazônica. A instalação reúne parte do acervo biológico do programa (como esqueletos, animais taxidermizados, crânios, patas de onça-pintada e libélulas) e revela a riqueza das espécies estudadas. 
Fundado em 2013, o BRC é uma parceria entre a Hydro e quatro instituições de pesquisa: Universidade Federal do Pará (UFPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade de Oslo (UiO). Gerenciado pelo Fundo Hydro, por meio do Instituto Peabiru desde 2024, o consórcio apoia pesquisas em áreas de restauração florestal e monitoramento da fauna com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico voltado à conservação e redução do impacto ambiental das operações.
Horários de funcionamento: todos os dias de semana, das 15h às 21h; e no final de semana das 9h às 21h, até 21 de novembro.
Além das exposições, no Amazônia Lounge os visitantes poderão deixar sua mensagem de compromisso com o futuro na Cápsula do Tempo Belém + 10, representada em formato de árvore. Todas as mensagens serão guardadas e abertas na COP40.
Assim como poderão contribuir com a árvore colaborativa, uma obra de arte construída por todos os visitantes. Quem passa por lá, pode carimbar sua digital, deixando sua marca como símbolo do compromisso com as questões climáticas.


Texto: assessoria de imprensa: hydro@ideal-axicom.com

noticias imagem

Veja também