Inscrições para edital do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC) vão até esta quinta-feira (31)

O Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC), no Pará, encerra nesta quinta-feira (31) as inscrições para edital de apoio a projetos de pesquisa na região. A iniciativa é uma parceria entre a Hydro e quatro instituições de pesquisa: Universidade Federal do Pará (UFPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade de Oslo (UiO). Através do consórcio, a Hydro reforça o seu compromisso com a sustentabilidade nos territórios onde atua e com a conservação da Amazônia. O orçamento total destinado ao financiamento das pesquisas é de R$ 11 milhões, com seleção de, no mínimo, quatro projetos. A execução dos projetos deve ocorrer entre 24 e 60 meses

"A Hydro acredita na ciência para a conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia", afirma Eduardo Figueiredo, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro. "Este edital impulsionará projetos inovadores para a biodiversidade e o bem-estar no estado do Pará, especialmente, nos territórios onde a Hydro atua e a gerência do Fundo Hydro, que está nessa função desde o final do ano passado, enriquecerá ainda mais o programa, conectando sociedade, academia e indústria.", acrescenta.

Com estudos realizados na Mineração Paragominas, a mina de bauxita da Hydro, o consórcio visa desenvolver pesquisas que orientem a restauração florestal em áreas mineradas e contribuam para maior conhecimento da biodiversidade amazônica. Desde 2009, quando o programa de reflorestamento da Mineração foi iniciado, a empresa já recuperou mais de 3400 hectares.

Pesquisadores de qualquer instituição poderão submeter propostas, desde que os coordenadores estejam, obrigatoriamente, vinculados a uma das instituições parceiras, sendo elas: Museu Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará, Universidade Rural da Amazônia ou Universidade de Oslo. Os projetos devem abordar temas como monitoramento da biodiversidade e dos ecossistemas, recuperação de áreas degradadas, avaliação e gestão paisagística, monitoramento de espécies, educação e conscientização.

Para submeter um projeto, os interessados devem elaborar e enviar uma proposta detalhada em inglês, incluindo orçamento, plano de execução da pesquisa, informações sobre a equipe, objetivos, metodologia e outras informações relevantes. Os modelos para elaboração da proposta e do orçamento, assim como outros documentos importantes, estão disponíveis no site do BRC (https://www.brcbn.com/edital2025). As inscrições devem ser realizadas seguindo as orientações indicadas no link.

O BRC, fundado em 2013, é uma parceria entre a Hydro e quatro instituições de pesquisa: Universidade Federal do Pará (UFPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade de Oslo (UiO). Desde o final de 2024, o Fundo Hydro gerencia a Secretaria do BRC, via Instituto Peabiru. Essa gestão fortalece o BRC, promovendo o intercâmbio profissional e impulsionando o crescimento científico na Amazônia. O consórcio fomenta o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, aprimora a formação de mão de obra qualificada e promove a troca de conhecimento entre Noruega e Brasil, contribuindo para o avanço da ciência e a conservação da biodiversidade amazônica.

Veja a programação completa do edital:






















Atividade



Data



Abertura da submissão de projetos para o Edital BRC 01/2025



 19 de maio de 2025



Prazo final para envio de propostas



31 de julho de 2025



Divulgação do resultado



30 de setembro de 2025




 

Serviço:

Edital do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC) para financiamento de projetos de pesquisa.

Inscrições: de 19 de maio a 31 de julho de 2025

Mais informações: https://www.brcbn.com/

Contato: flora@peabiru.org.br

Sobre a Hydro:

A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com o objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países. No Brasil, a Hydro está presente em toda a cadeia de valor do alumínio, com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.

Sobre o Fundo Hydro:

O Fundo Hydro é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2019, quando as empresas Hydro, Albras e Alunorte uniram esforços em torno da construção de um futuro melhor e mais sustentável. O Fundo atua como mecanismo financeiro, através da realização ou apoio a projetos que se propõe a reduzir desigualdades, gerar renda, emprego, promover a cultura de base comunitária e preservar o meio ambiente, contribuindo para comunidades e cidades melhores e mais sustentáveis para todos e todas. Ao longo de dez anos, serão investidos R$ 100 milhões para potencializar projetos realizados pela e para a comunidade, com base nas principais demandas dos territórios, identificadas e definidas em processos com ampla e transparente participação social.

 

 

noticias imagem

Veja também